sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

TABERNÁCULO ISRAELITA - DESERTO

EXODO 25:8-40
8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.
9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.
10 Também farão uma arca de madeira ,de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
11 E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;
12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro.
13 Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro.
14 Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca.
15 Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela.
16 E porás na arca o testemunho, que eu te darei.
17 Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
21 E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei.
22 E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.
23 Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, a sua largura de um côvado e a sua altura de um côvado e meio;
24 cobri-la-ás de ouro puro, e lhe farás uma moldura de ouro ao redor.
25 Também lhe farás ao redor uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor na guarnição farás uma moldura de ouro.
26 Também lhe farás quatro argolas de ouro, e porás as argolas nos quatro cantos, que estarão sobre os quatro pés.
27 Junto da guarnição estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.
28 Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e os cobrirás de ouro; e levar-se-á por eles a mesa.
29 Também farás os seus pratos, as suas colheres, os seus cântaros e as suas tigelas com que serão oferecidas as libações; de ouro puro os farás.
30 E sobre a mesa porás os pães da o proposição perante mim para sempre.
31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formarão com ele uma só peça.
32 E de seus lados sairão seis braços: três de um lado, e três do outro.
33 Em um braço haverá três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; também no outro braço três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; assim se farão os seis braços que saem do candelabro.
34 Mas na haste central haverá quatro copos a modo de flores de amêndoa, com os seus cálices e as suas corolas,
35 e um cálice debaixo de dois braços, formando com a haste uma só peça; outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; e ainda outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; assim será para os seis braços que saem do candelabro.
36 Os seus cálices e os seus braços formarão uma só peça com a haste; o todo será de obra batida de ouro puro.
37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.
38 Os seus espevitadores e os seus cinzeiros serão de ouro puro.
39 De um talento de ouro puro se fará o candelabro, com todos estes utensílios.
40 Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.



















6 comentários:

taludo disse...

seria interessante o Pastor falor sobre os símbulos do tabernáculo e seus significados.

Jesus faz parte a minha Vida : ) disse...

O Simbolismo da Arca

Não há dúvidas de que a Arca era uma figura das coisas espirituais assim como o tabernáculo todo (Hebreus 9:8-9). Ela era uma figura ou padrão das coisas celestiais (Hebreus 9:23, Apocalipse 11:19). Vamos contemplar alguns aspectos particulares deste simbolismo:

C. A Madeira ! A madeira de acácia, utilizada na construção da Arca, tem sido sempre vista como um tipo da natureza humana de Cristo (João 1:14). Isto aponta para a condescendência de Cristo em vir tomar a forma de homem (Isaías 53:2).

D. O Ouro ! A Arca era revestida de ouro por dento e por fora. Isto tem sido sempre visto como um tipo da natureza divina de Cristo (João 1:1). A união da madeira e do ouro em uma só Arca, revela as duas naturezas de Cristo unidas em uma pessoa (I Timóteo 3:16).

E. O Conteúdo da Arca ! Em Hebreus 9:4 temos a lista do conteúdo da Arca. Há um significado simbólico associado a cada um destes itens:

1. As tábuas de pedra da lei, recebidas por Moisés no Monte Sinai, foram colocadas na Arca e que recebeu então o nome de "Arca da Aliança". Isto aponta para Cristo como aquele que não somente guardou a lei, mas também a tinha em Seu coração (Salmo 40:7-8, Gálatas 4:4). Em Cristo a lei foi completamente honrada e ao mesmo tempo a misericórdia tornou-se possível (Salmo 85:10).

2. A vara de Arão que floresceu foi colocada na Arca. Uma leitura cuidadosa de Números 16 e 17 mostrará que esta vara era um símbolo e uma prova da autoridade sacerdotal. Na Arca isto significava que Cristo era o grande sumo sacerdote escolhido por Deus.

3. Um pote contendo maná era guardado na Arca. Isto não somente relembrava Israel da provisão de Deus para eles como também apontava para Cristo como o pão da vida (Êxodo 16:32-34, João 6:48-51).

F. A Coroa de Ouro ! A coroa na Arca chamava a atenção para a majestade de Cristo. Como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, nosso Salvador é ao mesmo tempo sacerdote e rei (Hebreus 7:1 e 17). Alguns se referem a Arca como o trono de Deus na terra.

G. O Propiciatório ! O Propiciatório era uma tampa feita de ouro maciço e colocada em cima da Arca. A palavra hebraica traduzida "Propiciatório" significa "propiciatório" ou "o lugar onde a propiciação é feita". Propiciação significa apaziguar ou aplacar alguém irado. Deus estava irado por causa dos nossos pecados, mas Cristo tornou-se a propiciação ou propiciatório pelos nossos pecados (Romanos 3:25, I João 4:10).

Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos e aspergia o sangue de sacrifícios no Propiciatório (Levítico 16:1-15). Isto foi um prenúncio da obra redentora de Cristo (Hebreus 9:1-8, 12, 24). Seu sangue capacitou o Pai a perdoar os nossos pecados (Efésios 1:7). O publicano em Lucas 18:13 orou por misericórdia. A palavra grega utilizada para misericórdia poderia ser traduzida como "propício" ou "propiciatório".

H. Os Querubins de Ouro ! Os querubins contemplando o Propiciatório revelam o interesse dos anjos pela obra redentora de Cristo (I Pedro 1:12, Efésios 3:10). Nota: Alguns têm usado os querubins para justificar o uso de imagens e ídolos na adoração. Eles se esquecem que embora houvesse imagens de querubins não havia imagens de Deus.

I. A Coluna ! A glória do Shekinah que pairava no Propiciatório era uma manifestação da glória de Deus (Salmo 80:1 e 99:1). Deus encontrava com o Seu povo pela mediação de Jesus Cristo (I Timóteo 2:5). Ele habitou com Israel no lugar onde o sangue era aspergido. O tabernáculo todo revelava Deus habitando com Seu povo por intermédio de Cristo (João 1:14).

http://www.palavraprudente.com.br/estudos/ron_c/guiaexodo/cap27.html

##AMO FAZER AMIZADES## disse...

AMO EXPLORAR A BIBLIA E CADA VEZ MAIS ME APROFUNDAR NA PALAVRA DO SENHOR E SEU BLOG E MARAVILHOSO.
FIQUE NA PAZ DE DEUS..

RECEITAS ATIGUIDADES DA VOVÓ disse...

GOSTO MUITO DE ESTUDAR OS HEROIS E AS MULHERS DA BIBLIA NOS TEMOS MUITO QUE APRENDER COM ESSE POVO MILENAR ELES VIVIAM POR AMOR A DEUS UMA COISA QUE É RARO DE SE VER HOJE EM DIA.O SOCIALISMO TOMOU CONTA.TUDO GIA EM TORNO DE STATUS JESUS NÃO É STATUS JESUS É AMOR..

Unknown disse...

Gostei demais dos comentários a esta postagem e me inspiraram a continuar a pesquisar mais sobre o significado da arca e particularmente das 7 coberturas do tabernáculos entre outros temas.
Obrigado por serem meus amigos.

lunasproducoes@gmailcom. disse...

Estou estudando o tabernáculo e o significado dos elementos, muito obrigado !!!